domingo, 5 de junho de 2011

Mão Invisível do Mercado

                          Mão Invisível do Mercado
                                           Economia


Capitalismo x Socialismo
      Vou iniciar com a diferença básica entre essas duas forças ideológicas, sendo bem breve ao falar desse assunto, para apenas haver um entendimento melhor sobre o que quero compartilhar com vocês!

·       Socialismo
       Uma grande intervenção do estado para que a economia não fique sujeita a crises, e a desempregos, pois tudo é bem “Planejado”, havendo um controle por parte da coletividade sobre o processo social de produção e distribuição, portanto, o indivíduo não é dominado pelas forças imprevisíveis do mercado.

·       Capitalismo
       Mínima intervenção do estado, grandes crises, número vasto de desempregos, entre outras situações, pois tudo depende da força imprevisível do mercado, fazendo com que haja pouco controle por parte da coletividade sobre o processo social de produção e distribuição.

     - A primeira força ideológica parece ser mais simples, fácil e justa para ser implantado, porem essa força não conseguiu avançar, por um fator de natureza humana, a ambição! Que faz o homem sempre querer... Querer e QUERER mais! Criando assim ate ocasiões de homens “atropelando” homens para alimentar essa sua vontade.


       Beleza! Vamos então chegar ao ponto que interessa; após tudo isso surge uma pergunta:

°           Já que quem emplacou foi à segunda ideologia, e ela tem a mínima intervenção do estado, como é que há um controle do mercado?
    
     Esse controle é o que Adam Smith chama em seu livro “A riqueza das nações” de “mão invisível”, pois mesmo o mercado parecendo caótico, e sem ordem, ele na verdade é organizado e produz os bens mais desejados pela população!

Vou dar um exemplo:
      Vamos supor que pessoas de uma população desejam muito consumir Pizza, e naquele momento há apenas um fabricante de pizza. A partir do instante em que todos desejam comprar seu produto, ele pode cobrar preços muito altos. Outras pessoas na sociedade percebem que este fabricante está ganhando muito dinheiro e então decidem também entrar no negócio. Logo haverá diversos fabricantes de pizza, e todos vão querer atrair o maior número de clientes possíveis. Para isso, eles vão desejar produzir a melhor pizza, melhorando a qualidade e reduzindo seu preço para o menor possível.

      Nesse exemplo podemos visualizar uma das teorias de Adam Smith, onde o governo não precisa interferir no mercado, pois o mercado se ajusta de acordo com o interesse de sua população.
      
       “cada indivíduo procura apenas seu próprio ganho. Porém, é como se fosse levado por uma mão invisível para produzir um resultado que não fazia parte de sua intenção. Perseguindo seus próprios interesses, frequentemente promove os interesses da própria sociedade, com mais eficiência do que se realmente tivesse a intenção de fazê-lo”.
                                                                                        (Adam Smith)

       A “mão invisível do mercado” produz um sistema onde ela se ajusta sem necessitar de fatores externos. Porem alguns fatores externos, ao invés de ajudar pode atrapalhar.

Alguns fatores que atrapalham:

      A “mão invisível” não funciona se houver impedimentos ao livre comércio, ou altos impostos e intervenções do governo. Pois, com isso a economia diminui sua eficiência, e assim gera menos riquezas. Porem, algumas restrições do governo sobre a economia se tornam necessárias.

De onde surgiu o conceito de “mão invisível”?

     Este conceito de “mão invisível” foi baseado em uma expressão francesa, “laissez faire”, que significa que o governo deveria deixar o mercado e os indivíduos livres para lidar com seus próprios assuntos. Pois, a competição, resulta em produtos melhores sendo fabricados na quantidade apropriada, e nos menores preços possíveis.

Conclusão:
     Portanto, por trás de toda uma economia existe uma “força” que a controla. Porem, como toda e qualquer coisa “pode” ser burlada, essa teoria também, fazendo assim com que ocorram abusos nos preços de produtos, para que possam conseguir uma maior lucratividade.
      Mas sabe o que alimenta essas atitudes? A AMBIÇÃO. Então, devemos aprender a viver de acordo com o sistema se não, outras pessoas acabam ”atropelando” você.



OBS: VOCÊ pode comentar, opinar, criticar, dar ideias! Enfim... estou a sua disposição...

Sucesso! E Bons Negócios! 

Twitter: @miltoncampelojr
Email: miltonc.jr@hotmail.com


Aprender sempre é um bom negócio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário