quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Processo Administrativo!

O Processo Administrativo:
 O conjunto de Funções Administrativas.

       Estava lendo o Livro “administração para administradores e não administradores de Idalberto Chiavenato” e vir algo que seria bastante relevante para compartilhar com vocês, pois é de extrema importância para quem está no inicio de sua carreira como EU ;D .E se bem analisado, podemos levar a idéia do texto, não só para construir uma empresa ou organização  saudável e eficaz, mas também para varias outras situações de nossa vida!

Então Vamos analisar!

O que Significa Administração?

 “(...) Durante Muito tempo, a administração foi conceituada como um processo dinâmico e interativo constituído de planejamento, organização, direção e controle. Dentro desse conceito tradicional e estreito, a administração constitui um recorrente de planejar, organizar, dirigir e controlar.
       Segundo outro ponto de vista mais amplo, a tarefa básica da administração consiste em interpretar os objetivos globais propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional global por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor maneira possível. Assim, a administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação das competências e o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.
  
                   ·       Planejamento

        O planejamento define o que a empresa pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo. Por essa razão, o planejamento constitui a primeira função administrativa e define os objetivos para o futuro desempenhado organizacional, bem como decide sobre os recursos e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. Graças ao planejamento, o administrador se orienta para os fins visados e as ações necessárias para alcançá-los, baseando-se em algum método, plano, meio ou lógica e não ao acaso. O planejamento produz estratégias que se baseiam em objetivos e nos procedimentos específicos para alcançá-los. Assim, planejar envolve solução de problemas e tomada de decisões quanto a alternativas para o futuro. O planejamento, portanto, é o processo de estabelecer objetivos e o curso de ação apropriada para atingi-los.

                            ·       Organização

        A organização visa estabelecer a infra-estrutura e os recursos necessários para possibilitar a implementação do planejamento, o que reflete como a empresa tenta cumprir os planos. A organização é a função administrativa relacionada com a atribuição de tarefas, agrupamentos de tarefas em equipes ou departamentos e a alocação dos recursos necessários nessas instâncias. É, portanto, o processo de distribuir, arranjar e alocar o trabalho, estabelecer a autoridade e os recursos desdobrados entre os órgãos para que possam ajudar a alcançar os objetivos organizacionais. Assim, a organização é o processo de engajar as pessoas em um trabalho conjunto, de maneira estruturada para alcançar objetivos comuns.
    
                        ·        Direção

         A direção representa a implantação daquilo que foi planejado e organizado. Para tanto, a direção é a função administrativa que envolve o uso de influencia para ativar e movimentar as pessoas a alcançar os objetivos organizacionais. Ela envolve relacionamentos, iteração, influência liderança, comunicação e motivação das pessoas para que desempenhem as tarefas essenciais ao negocio. A direção representa, portanto, o processo de influenciar e orientar as atividades relacionadas às tarefas dos diversos membros da equipe ou da organização, como um todo.
  
                  ·       Controle

         O controle representa o acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional para verificar se as ações estão acontecendo de acordo com o que foi planejado, organizado e dirigido. Controle é a função administrativa relacionada com a monitoração das atividades, a fim de manter a organização no cominho adequado para alcance dos objetivos e permitir as correções necessárias para atenuar ou corrigir os desvios. O controle, portanto, é o processo de assegurar que as atividades atuais estejam em conformidade com o que foi planejado (...)”

(Livro: Administração para administradores e não administradores, Autor: Idalberto Chiavenato, Editora: Saraiva, páginas 11, 12,13 e 14)

°               Comentários:

       Como já falei no inicio, coloquei esse texto pelo fato de ser bastante importante e bem explicado, e também porque já vi e soube de vários casos de empresários que quebraram por não ter pelo menos o mínimo de cada um desses pontos.
       Então... Deu pra perceber que o ponto central, e inicial de qualquer empreendimento ou de algumas ações que tomamos é o PLANEJAMENTO, pois os outros pontos estão sempre diretamente ligados com ele, sendo assim sem planejamento as chances de sucesso reduzem bastante. Mas, claro que os outros pontos também têm suas importâncias, e por isso o ideal seria que os administradores tivessem o equilíbrio harmônico entre essas quatro funções. Todavia, alguns conseguem ser bons apenas em um, dois ou três de cada aspecto, falhando sempre em alguns. Afinal de contas, nada é perfeito neste mundo!

Obs.: Espero ter contribuído em algo na sua VIDA! \o/
        Se quiser comentar, opinar, criticar ou então enviar sugestões, dicas e ideias. Estou sempre a sua disposição! 
Abraços! E Sucesso!

Twitter: @miltoncampelojr
Email: miltonc.jr@hotmail.com
 

 Aprender sempre é um bom negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário